Manuais

manual compass manual fazte ouvir

Torna-te Sóci@!

acorda dormitorio banner quadrado

Edições Dínamo

edicoes dinamo

Embarca-te com o SVE!

O que vais fazer em Março 2015? 
Se hesitaste mais do que 3 segundos a responder este é o artigo para ti!
 
Hoje é a altura certa de pensar no Serviço Voluntário Europeu!
 
O Serviço Voluntário Europeu [SVE] é uma ação do Programa Erasmus + da Comissão Europeia que permite a jovens entre os 17 e os 30 anos de fazer uma experiência de voluntariado no estrangeiro!
 
O SVE é uma oportunidade de aprendizagem através duma experiência facilitada e acompanhada de voluntariado a tempo inteiro no estrangeiro em diversas áreas com a duração entre 2 e 12 meses. O voluntário pode contar com toda uma rede de suporte formada por uma organização de envio [no seu país - a tua pode ser a Dínamo], uma organização de acolhimento [no país onde irá desenvolver o seu serviço], um mentor e tutor e eventualmente uma organização de acolhimento, para além dos outros voluntários [no caso de um SVE de grupo] e os outros colegas de trabalho. O Serviço Voluntário Europeu garante a formação, a viagem [de acordo com as regras do Programa], a alimentação, o alojamento, o seguro, o transporte local [se necessário], apoio linguístico e um dinheiro de bolso [diferente em base ao país de acolhimento]. Esta é uma experiência praticamente gratuita, as únicas despesas para o voluntário podem ser uma parte muito reduzida do custo da viagem, se o financiamento do Programa não for suficiente.  
 
Para mais informações podes consultar o site da Agência Nacional Erasmus+ JA.
 
Parece-te bem? Então anda daí!
 
A Dínamo é a única entidade em Sintra acreditada para dar apoio e enviar jovens de Portugal em Serviço Voluntário Europeu.
 
A Dínamo acredita que o/a voluntário/a deve ser o/a principal protagonista de todos os projetos SVE e por esta razão não tem projetos já aprovados a espera de voluntários/as.
 
A nossa abordagem a esta grande oportunidade de aprendizagem é o acompanhamento individual de cada voluntário/a para explorar as suas expectativas, encontrar uma organização de acolhimento e construir o projecto juntos. Esta abordagem implica mais tempo e mais esforços por parte dos/as voluntário/as e da própria Dínamo, mas, permite começar desde já a aprender e, acredita, todo este processo vale a pena!
 
O próximo prazo de candidatura para apresentar projetos é dia 1 de Outubro de 2014. Os projetos aprovados neste round podem começar a 1 de Janeiro de 2015. É realista afirmar que o voluntário pode partir e começar o seu projecto em Fevereiro ou Março 2015 [contudo, podem existir exceções].
 
Se estás interessado/a nesta grande aventura de aprendizagem e se estás disponível a partir de Fevereiro 2015 a Dínamo  é a organização perfeita para ti!
 
Por favor preenche este formulário até dia 15 de Setembro de 2014.
 
Após a submissão do formulário a Dínamo irá entrar em contacto contigo para começar esta aventura!
 
A Dínamo está disponível e interessada em:
  • Conhecer-te e dar-te a conhecer a Dínamo
  • Conhecer as tuas motivações e as tuas expetativas
  • Dar-te apoio para pesquisar projetos interessantes e fazer uma lista de prioridades [sobre as áreas, os países e as atividades que gostarias de fazer]
  • Dar-te apoio para preparar o teu CV e a tua carta de motivações
  • Dar-te apoio para usar a Base de Dados Europeia das Organizações SVE
  • Dar-te apoio para fazer os contatos com as organizações que te interessam
  • Dar-te apoio para gerir as expetativas e as frustrações que acontecem enquanto estamos a espera que alguém nos responda aos emails
  • Dar-te apoio para construir o teu projeto, já com a organização de acolhimento
  • Apresentar o projecto à Agência Nacional do Programa [isto é feito pela Organização de Coordenação ou de Envio]
  • Dar-te apoio para gerir as expetativas e as frustrações que acontecem enquanto estamos a espera que o projeto seja aprovado
  • Celebrar a aprovação!
  • Dar-te apoio na preparação
  • Dar-te formação pré-partida
  • Dar-te apoio a distância ao longo do teu serviço
  • Dar-te apoio para refletir sobre as tuas aprendizagens
  • Dar-te apoio para construir o teu Youth Pass
  • Dar-te apoio no teu regresso
  • Dar-te apoio para construir novos projetos de seguimento

Agarra esta oportundiade, planeia o teu futuro e continua a aprender!

Se quiseres podes também contactar a Dínamo através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., do telemóvel 96 98 22 442 ou aparecer na nossa sede na Tapada das Mercês - Sintra.
 
Obrigado e bem-vindo/a!