Formação Internacional - O testemunho dos participantes!

A Maria, o Tiago e o Miguel fora com a Dínamo à formação internacional "Inclusive Growth and Employability of Young People with Fewer Opportunities" organizada em Outubro 2014 pela AMSED e aqui vai o testemunho deles!

 

A Associação Juvenil Dínamo esteve representada em Estrasburgo, França, pelos/as jovens Maria Penide, Miguel Barros e Tiago Dias dos Santos no Training Course promovido pelo programa europeu Erasmus+ “Inclusive Growth and Employability of Young People with Fewer Opportunities”. Esta formação decorreu entre os dias 1 e 11 de Outubro, organizada pela associação francesa AMSED, entidade que trabalha na área da integração sócio-cultural, animação de rua, empregabilidade e intercâmbios juvenis, com a intenção de construir uma sociedade mais inclusiva. 
 
Neste projeto participaram 45 jovens de doze diferentes países nomeadamente Bulgária, Croácia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Turquia, os/as quais partilharam ao longo deste período as suas experiências de boas práticas e realidades locais. 
 
O objetivo era a capacitação dos/as animadores/as e líderes juvenis para um melhor desempenho no seu contexto local nas áreas de empregabilidade de jovens com poucas oportunidades e crescimento inclusivo. 
 
Ao longo deste percurso os/as jovens participantes tiveram a oportunidade de desenvolver novos modelos pedagógicos na área da educação não formal (e-tools, teatro do oprimido, role play) assim como o acesso a um espaço de partilha e descoberta através de seminários e debates com especialistas, grupos de trabalho interculturais e visitas a associações locais. Durante estes dias os/as participantes puderam identificar problemas comuns a todos os contextos assim como reconhecer boas práticas e elaborar possíveis soluções a serem implementadas pelas suas entidades de envio.
 
Destacar a grande mais-valia pessoal e profissional que supõe para os/as jovens animadores e líderes juvenis o participar neste tipo de intercâmbios financiados pelo programa europeu Erasmus +, começando pela oportunidade de mobilidade europeia, o convívio intercultural, a troca de experiências e práticas, a adquisição e desenvolvimento continuo de aprendizagens e competências práticas e a sua acreditação e reconhecimento através do certificado Youthpass.