8 aventuras da Dínamo!

Quando se trabalha numa associação juvenil perguntam-nos muitas vezes ‘Então, o que andas a fazer?’. O trabalho da Dínamo nem sempre é visível, mas todas as reuniões, parcerias, contactos e documentos servem para criar as condições para continuar a trabalhar na participação juvenil, na educação para a cidadania democrática e na educação para os direitos humanos. Vê aqui 8 aventuras que a Dínamo teve, entre as outras coisas, nos últimos 3 meses de 2014!

 

A1 | A Dínamo e as instituições públicas

No âmbito do projeto EDC for All!, após um primeiro período [Março 2014 – Agosto 2014] de trabalho entre as organizações parceiras e, considerando os contributos que o projeto pode dar para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania Democrática em Portugal, a Dínamo contactou diferentes instituições públicas que poderiam estar interessadas em colaborar com a Dínamo.
 
A pesquisa das instituições centrou-se sobretudo na área da Juventude, da Educação e dos Direitos Humanos, como a Comissão Nacional para os Direitos Humanos.
 
Após os primeiros contactos a Dínamo, reuniu com as seguintes instituições:
Para além disso, a Dínamo esteve em contacto com as seguintes instituições:
Estas reuniões centraram-se sobretudo na apresentação do projeto, no futuro lançamento das versões portuguesas de três manuais do Conselho da Europa e nas estratégias de disseminação dos resultados do projeto.
 
Os resultados destas reuniões estão a ser analisados nas instituições envolvidas bem como internamente na Dínamo e irão contribuir para a meta do projeto.
 
A Dínamo gostaria de agradecer publicamente a disponibilidade e o interesse demonstrado no projeto e na própria Dínamo.
 
A2 | A Dínamo na conferência internacional NECE – Networking European Citizenship Education
 
Sempre no âmbito do projeto EDC for All! a Dínamo participou na conferência internacional NECE – Networking European Citizenship Education que aconteceu em Viena [Áustria] de 16 a 18 de Outubro 2014.
 
A conferência juntou cerca de 200 participantes de 38 países. As sessões em plenário, os workshops, a feira de projetos e os momentos informais foram grandes espaços de aprendizagem para perceber como é praticada a Educação para a Cidadania Democrática em outros países europeus e para ter um olhar mais detalhado sobre o contexto alemão. A conferência foi também um espaço de trabalho em rede e de construção de parcerias para futuros projetos.
 
A Dínamo destacou-se, com a organização parceira planpolitik, com a apresentação deste poster sobre o projeto EDC for All!
 
 
A3 | A Dínamo na DARE
 
Em ocasião da conferência internacional NECE, a Dínamo participou também na assembleia geral anual da DARE – Democracy and Human Rights Education in Europe tornando-se assim a primeira organização portuguesa a ser membro desta rede.
 
A DARE é uma rede internacional de organizações ligadas a Educação para os Direitos Humanos que conta com mais de 48 organizações membro de 25 países. Na assembleia, foi apresentado o projeto EDC for All!, onde a DARE é parceira da Dínamo, e o projeto We Stand for Human Rights! onde a Dínamo colabora com uma outra organização membro, a Menneskerettighetsakademiet/Human Rights Academy da Noruega.
 
A participação nesta rede já está a ser um espaço de aprendizagem para a Dínamo na área da Educação para a Cidadania Democrática e a Educação para os Direitos Humanos. Com certeza irão aparecer também novas oportunidades de colaboração e novas parcerias!
 
A4 | A Dínamo a aprender a construir um centro de formação!
 
Sempre no âmbito do projeto EDC for All! [sim, este projeto abriu-nos muitas portas! Obrigado Comissão Europeia e Programa Aprendizagem ao Longo da Vida], a Dínamo visitou o Centro Europeu da Juventude do Conselho da Europa em Estrasburgo [França], o Anne Frank Zentrum, o Kurt Löwenstein Education Centre e o Alte Feuerwache e.V. Jugendbildungsstätte Kaubstraße Centre em Berlim e Brandeburgo [Alemanha].
 
O objetivo principal destas visitas foi recolher informação e inspiração sobre a gestão dos programas educativos destas organizações de forma a poder continuar a construção da estratégia de implementação dum Centro de Formação em Educação para a Cidadania Democrática e a Educação para os Direitos Humanos em Sintra!
 
As visitas foram organizadas de acordo com um guião, desenvolvido na Dínamo com o feedback dos parceiros do projeto, e os seus resultados estão atualmente a ser trabalhados pela equipa da Dínamo.
 
O vídeo-diário destes dias está disponível aqui!
 
A5 | A Dínamo na rede da AMSED
 
Entre dia 2 e dia 4 de Novembro de 2014, a Dínamo esteve em Estrasburgo [França] na reunião de parceiros da organização francesa AMSED. A AMSED é um dos parceiros principais da Dínamo no âmbito do trabalho com jovens. Nesta cooperação, que existe desde 2011, destacam-se o projecto S.Coo.L.L. – Sustainable Cooperation at Local Level e a formação internacional ‘Inclusive Growth and Employability of Young People with Fewer Opportunities’.
 
A AMSED construiu uma rede de parceiros composta por organizações juvenis provenientes da Europa, do Norte de Africa e da Ásia e esta rede será um espaço privilegiado para construir algumas das parcerias da Dínamo nos próximos dois anos.
 
O encontro contou com a partilha de boas práticas, com apresentações das organizações presentes e com espaços de reflexão sobre novos projetos e sinergias.
 
 
A6 | A Dínamo no Grupo Consultivo em Educação para os Direitos Humanos com jovens do Conselho da Europa
 
Como seguimento da participação do Matia Losego, um dos membros da equipa da Dínamo, na Formação de Formadores em Educação para os Direitos Humanos do Conselho da Europa e logo após a aprovação do projeto We Stand for Human Rights! [que inclui a tradução para português da edição de 2012 do COMPASS] a Dínamo foi convidada para o Grupo Consultivo em Educação para os Direitos Humanos com jovens do Conselho da Europa que aconteceu no passado dia 18 de Novembro de 2014, no Centro Europeu da Juventude em Budapest [Hungria].
 
 
Para a Dínamo esta foi uma experiência muito enriquecedora que permitiu ter uma visão mais completa do panorama da Educação para os Direitos Humanos em Europa, bem como perceber como é construído e monitorizado o Human Rights Education Youth Programme do Conselho da Europa.
 
A7 | A Dínamo no seminário internacional Unfolding Youth Work
 
Entre dia 19 e 21 de Novembro, a Dínamo participou no seminário internacional Unfolding youth work | Seminar on the recognition of competences of youth leaders and youth workers: introducing the European youth work Portfolio – a tool for the assessment and development of youth work competence promovido pelo Departamento da Juventude do Conselho da Europa.
 
O seminário contou com a presença de cerca 40 participantes entre trabalhadores socioeducativos, dirigentes associativos, professores universitários e investigadores na área da juventude e centrou-se no impacte criado pelo European Portfolio for youth leaders and youth workers [2007] do Conselho da Europa, no feedback à nova versão do European Portfolio [a ser lançada em 2015] e na construção de estratégias de disseminação a nível nacional.
 
No seminário, a Dínamo teve também a possibilidade de dialogar com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, que está a seguir este processo em Portugal, e comprometeu-se a ter um papel ativo na introdução e disseminação da nova versão do European Portfolio, a começar pela sua equipa e Bolsa de Formadores.
 
A8 | A Dínamo nas Jornadas de Educação Não Formal
 
Graças ao convite do Conselho Nacional da Juventude a Dínamo esteve presente, no âmbito das Jornadas de Educação Não Formal, nos Grupos de Trabalho sobre Instrumentos de Validação da Educação Não Formal e sobre Youth Work
 
O encontro e os próprios Grupos de Trabalho foi um espaço de partilha e de discussão sobre a situação do trabalho socioeducativo com jovens em Portugal. A Dínamo teve o prazer de rever caras e organizações conhecidas, bem como de conhecer novos parceiros e atores nesta área.
 
De forma a sustentar melhor a posição de Dínamo, e assim contribuir duma forma significativa para a construção da posição do próprio Conselho Nacional de Juventude, a Dínamo elaborou e apresentou este documento.
 
 
E agora?
 
O final de 2014 foi um período de grandes viagens e grandes aprendizagens para a Dínamo. Agora é altura de voltar a abrir todas as notas [também áudio] tiradas nestes dias e usa-los para continuar o nosso trabalho. É [também] isto que se faz numa associação juvenil!
 
Se quiseres saber mais ou tiveres alguma dúvida entra em contacto connosco através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.!