3ª Universidade Mediterrânica de Juventude e Cidadania Global

A Dínamo, como o seu projecto Rede de Participação Juvenil de Sintra, participou na 2ª edição da Formação em Participação Estruturada em Processos Democráticos na 3ª Universidade Mediterrânica de Juventude e Cidadania Global, promovida pelo Centro Norte-Sul do Concelho da Europa.

 

De dia 1 a 8 de Junho, em Hammamet, na Tunísia, um grupo de jovens ativamente envolvidos em Associações Juvenis a nível local, regional, nacional e internacional da Europa e norte de África encontraram-se para criar sinergias e contribuir para processos democráticos, desenvolvimento de competências e diálogo intercultural. Assim, tornou-se possível a partilha de experiências e boas práticas, bem como se incentivou a criação de parcerias e empoderamento da juventude.
 
O grupo SPDP, como nos auto-designámos (Strategic participation in dialogue processes/ participação estruturada em processos democráticos) era muito heteronégeo, estando aí a nossa riqueza! É um grupo de participantes de países árabes, europeus e mediterrânicos como Marrocos, Tunísia, Líbia, Jordânia, Líbano, Egipto, Roménia, Eslovénia, Espanha, Portugal, Alemanha, Hungria, Polónia, Filândia, Macedónia e Chipre. A Rede de Participação Juvenil de Sintra, promovida pela Dínamo, foi a única entidade portuguesa participante nesta edição.
 
 
Nestes dias procurou-se refletir, de forma dinâmica, sobre o que é democracia, as ferramentas disponíveis para promover a participação estruturada em processos democráticos. Para tal,  recorreu-se também a conhecimento teórico para fundamentar, como é o caso da escada de participação.
 
Ao longo da formação proporcionaram-se ainda momentos de quadridiálogo, ou seja, diálogo  entre quatro atores distintos: Governos, Parlamentos, Autoridades Locais e Regionais e Sociedade Civil, havendo oportunidade para a Sociedade Civil, representada pelas Organizações Juvenis, Federações e Bolsas de formadores nacionais se fazerem ouvir junto dos vários atores, comunicando de forma horizontal.