A CEDH foi um sucesso!

No passado dia 28 de Janeiro, no âmbito do projeto “We Stand for Human Rights!”, co-financiado pelo Programa Cidadania Ativa dos EEA Grants, a Dínamo organizou, na Fundação Gulbenkian em Lisboa, a Conferência Nacional para a Educação para os Direitos Humanos [CEDH] e foi um sucesso. Sabe mais e consulta os materiais aqui!

A CEDH contou com a presença de mais de 120 participantes, representando mais de 70 entidades ativas e interessadas na Educação para os Direitos Humanos em Portugal. A CEDH centrou-se na apresentação dos resultados do projecto “We Stand for Human Rights!” da Dínamo e foi o lançamento oficial da nova edição em Língua Portuguesa do “Compass – Manual para a Educação para os Direitos Humanos com jovens” do Conselho da Europa.

A CEDH seguiu este programa e contou com os seguintes convidados e as seguintes convidadas. Reportamos aqui, para futura referência, as apresentações e os materiais utilizados:

Sessão de Abertura:

Experiências de Educação para os Direitos Humanos

Compass e a Campanha contra o Discurso de Ódio – Duas boas práticas e ferramentas de Educação para os Direitos Humanos

No âmbito da sessão “Compass e a Campanha contra o Discurso de Ódio – Duas boas práticas e ferramentas de Educação para os Direitos Humanos” foram ainda apresentados estes vídeos da Campanha:

Em paralelo com a sessão acima referida aconteceu também o Grupo de trabalho para o desenvolvimento da Educação para os Direitos Humanos em Portugal. O grupo foi facilitado e contou com a presença de mais de 30 pessoas, representantes de 30 entidades. Os resultados provisório do grupo de trabalho foram apresentados na sessão de encerramento e serão disponibilizados brevemente, junto com uma ferramenta online para recolha de contributos, no site da Dínamo.

A cada participante foi entregue uma cópia impressa do manual, junto com outras publicações das Edições Dínamo desenvolvidas no âmbito do projeto "EDC for All!", co-financiado pelo Programa Aprendizagem ao Longo da Vida da Comissão Europeia. Os materiais entregues estão disponíveis aqui e podem ser levantados gratuitamente nas instalações da Dínamo, em Sintra.

A CEDH marcou também o encerramento oficial do projeto, atualmente a Dínamo está a trabalhar no relatório e no seguimento do projeto e irá partilhar alguns dos seus resultados em breve.

A Dínamo gostaria de agradecer a todas as pessoas que tornaram possível o sucesso da Conferência Nacional para a Educação para os Direitos Humanos: a Fundação Gulbenkian, o Programa Cidadania Ativa, os parceiros do projeto, os nossos convidados e as nossas convidadas, a equipa e a direção da Dínamo, a equipa de facilitação, os voluntários e as voluntárias e todas as pessoas presentes.

A Dínamo vai continuar a stand for Human Rights e contamos convosco!