Serviço Voluntário Europeu

sve
 
Are you a young person in Europe interested in being an EVS volunteer with Dínamo? 
If so, please click here!
***
És um/a jovem português interessado/a em ser um/a voluntário/a SVE com a Dínamo?
Se sim, por favor clica aqui!
***
More info | Mais informações
 
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
96 98 22 442

 

***

 

A Dínamo é a única organização em Sintra acreditada pela Comissão Europeia a trabalhar em projectos de Serviço Voluntário Europeu [SVE] no âmbito do Programa Erasmus +.
 
O Serviço Voluntário Europeu é uma acção que permite a jovens entre os 17 e os 30 anos de fazer um período de voluntariado no estrangeiro [nos países do Programa Erasmus+ e mais alguns] por um mínimo de 2 semanas e até ao máximo de 12 meses sem custos [de acordo com as regras financeiras do Programa].
 
Esta acção é uma grande experiência de aprendizagem e o/a voluntário/a pode contar com o apoio duma organização de envio [SO] no seu próprio país, duma organização de acolhimento [HO] no país onde a experiencia de voluntariado é desenvolvida e eventualmente uma organização de coordenação [CO]. Para além disto os mentores, os tutores e os outros voluntários [no caso dum SVE de grupo] são pessoas que acompanham o/a voluntário/a ao longo de todo o seu percurso.
 
A Dínamo acredita que um projecto SVE deve ser construído a partir das expectativas e das necessidades do/a voluntário/a e por isto trabalha com jovens interessados nesta oportunidade em todo o percurso, nomeadamente
  • Dando informações mais detalhas acerca do Serviço Voluntário Europeu
  • Dando apoio na procura de uma organização de acolhimento
  • Dando apoio na definição de expectativas, motivações e necessidades
  • Construindo o projecto com o voluntário e a sua nova organização de acolhimento
  • Dando apoio na gestão das emoções enquanto o projecto é aprovado
  • Dando formação inicial ao/à voluntário/a antes da partida
  • Dando apoio constante ao longo do projecto, em colaboração com a organização de acolhimento
  • Dando apoio na definição de resultados de aprendizagem e no seu reconhecimento através do Youth Pass
  • Dando apoio na integração do/a voluntário/a em Portugal
Apesar de não ter projectos já aprovados à espera de voluntários/as a Dínamo conta também com uma grande rede de parceiros portugueses que pode ajudar-te a encontrar um projecto. Se queres agarrar esta oportunidade clica aqui!
 
***
 
Até agora a Dínamo acolheu 4 voluntários estrangeiros em Portugal ao abrigo dos projectos "VIP – Volunteers in Participation" e "LOVE Challenge – Learning Opportunity and Volunteering in Europe" e enviou 3 voluntárias portuguesas.
 
Se fazer parte duma organização do Concelho de Sintra que quer acolher voluntários estrangeiros podes marcar uma reunião com o coordenador SVE da Dínamo [através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.] para ver os detalhes desta acção.
 
erasmus